BATE-PAPO COM EDUARDO RISSO – Ajeitando a Prateleira ep.59
Por -
maio 19, 2021
0
Eduardo Antonio Risso nasceu em 1959 na cidade de Leões, província de Córdoba, Argentina. Ele começou sua carreira no desenho como ilustrador do jornal La Nación em 1981. Em 1987 começou na Europa um trabalho com o escritor Ricardo Barreiro, na série "Park Chas" na revista Fierro. No ano seguinte ele desenha “Caín”. Logo chama atenção de Carlos Trillo, e juntos fazem "Fulú". Após o sucesso alcançado com esse título, eles continuam colaboração até meados da década de 1990.
Risso começa a trabalhar no mercado de comics em 1997, dois anos depois começa uma nova parceria, dessa vez com Brian Azzarello. Criaram “100 Balas”, com ela ganhou o "Eisner" em 2001 como "Melhor história serializada", em 2002 como "Melhor artista" e "melhor série contínua", e em 2004 novamente nesta última categoria. Ele recebeu dois prêmios "Harvey" como "melhor artista" e "melhor série contínua". Em 2003, é concedido com o "Kid Yellow" como "melhor artista".
Seu reconhecimento internacional, permitiu que ele fosse um grande incentivador na reestruturação dos quadrinhos na Argentina. Desde 2010, é presidente do Comitê Organizador do Crack Bang Boom na Convención Internacional de Historietas - na cidade de Rosario, Argentina. Lá são feitas exposições, palestras e reuniões com artistas argentinos e convidados internacionais.