Mundo Gonzo #65: Promoção Vagabond/One Punch Man, O Árabe do Futuro e Pulsões

Bem-vindo ao meu mundo.

Mais um Mundo Gonzo para começar bem essa semana. Milhões de coisas acontecendo no país, no meio nerd, coisas para pensar, coisas para se largar. Ou seja, coisas e mais coisas e não é um enxame de membro do Quarteto Fantástico. Mas vamos falar do nosso mundo nerd, pois esse é papo de sempre e bem melhor.

“Pistol shots ring out in the ballroom night
Enter Patty Valentine from the upper hall
She sees the bartender in a pool of blood
Cries out, “My God, they’ve killed them all!”
Here comes the story of the Hurricane
The man the authorities came to blame
For somethin’ that he never done
Put in a prison cell, but one time he could-a been
The champion of the world”


PRA QUEM GOSTA DE MANGÁ

Sim meu amigos, a primeira promoção do ano aqui no Mundo Gonzo  é pra quem curte mangás. Posso garantir que é bem legal. Já imaginou receber em casa o volume um de Vagabond ou de One-Punch Man? Pois é, você pode escolher qual dos dois mangás você prefere receber.

Para participar é só compartilhar esse vídeo da promoção e curtir as páginas no Facebook do Mundo Gonzo e da Panini Mangas.

Ah, use a hashtag ‪#‎QueroOnePunchMan‬ (caso seja esse o mangá que você queira), ou ‪#‎QueroVagabond‬ (caso seja essa a sua escolha). Então assista o vídeo, pois tem mais um brinde surpresa.

Escolha o seu e seja feliz.

O resultado sai no dia 29 de abril de 2016 aqui no Mundo Gonzo, é claro.


CAMINHO DAS ARÁBIAS

Capa do volume 1

Capa do volume um

Grande parte das graphic novels que andam saindo no Brasil são biografias dos autores. Não é algo que me irrite, até por que muita coisa boa aparece nas livrarias, mas tem hora que parece que o mercado ficou cheio desse tipo de quadrinho. Eu gosto, mas já escutei muita gente reclamando (vivemos o tempo das reclamações). Mas qual o motivo deu estar falando isso?

Bem, eu acabei de ler uma graphic muito boa e ela entra nesse nicho das autobiografias em quadrinhos. O Árabe do Futuro (Intrínseca) , de Riad Sattouf, me fez olhar para passado deLíbia e Síria por um novo prisma. A graphic é dividida em tres volumes e até agora saíram dois aqui no Brasil. Riad conta sua história: nascido na França, filho de mãe bretã e pai sírio, um professor que recebeu convites para lecionar em universidades na Líbia e na Síria, desde pequeno sua vida foi uma verdadeira viagem entre esses países.

Descobrir como era a vida social e cultural dessas nações pelo olhar do autor é bem legal. Fiquei horrorizado como se vivia, a forma como ele era tratado nas escola. Ao mesmo tempo é uma viagem ao estopim de tudo como conhecemos hoje e que apenas víamos pela TV. A forma como Riad nos transporta para sua infância é singela e ao mesmo tempo forte.

Capa do volume 2

Capa do volume 2

A arte é bem ao estilo cartoon, mas isso não diminui o ritmo da história e nem transforma tudo em algum tipo de bobagem. O quadrinista franco-sírio brinca em vários momentos da história, usando os personagens secundários falando em suas línguas locais. Juro que em alguns momentos eu achei que estava entendendo o que eles diziam (claro que não entendi &%ˆˆ& nenhuma).

É uma leitura forte, ao mesmo tempo te fisga de uma forma que você não vai conseguir parar de ler. Viver à sobra de uma ditadura na Síria ou na Líbia não é fácil pra ninguém, para uma criança pode ser pior.

Riad Sattouf nos transporta para sua infância em um universo árabe com poucas cores, mas de muita vida.

Como falei, já saíram dois volumes de O Árabe do Futuro. Cada volume tem 160 páginas e custam R$39,90 cada, mas procure em sites, sempre tem promoção.


PULSÕES

Estudos e mais estudos

Estudos e mais estudos para Pulsões

Lembram que falei que contaria uma novidade aqui no Mundo Gonzo? Pois é, estou envolvido com o mercado dos quadrinhos desde muito tempo, 1997 pra ser mais exato. Escrevi em alguns sites de informação nerd, passei por revistas e hoje estou aqui com o Mundo Gonzo. E, sim, eu desenho. Fui cartunista da FioCruz, na revista de saúde chamada Radis.

Mas qual o motivo de eu falar isso, vender meu peixe aqui? Bem, o motivo é simples, depois de anos, finalmente vou voltar a desenhar e logo uma revista em quadrinhos.

Fui convidado pelo Charlles Lucena, autor de Um Cara que Caiu do Céu (E não Conhecia a vida), para desenhar sua nova obra. Pulsõesvai ser uma história muito legal e estou muito honrado por esse convite. O Charlles explicou um pouco sobre o plot da história. “Pulsões me veio em um estalo, em um impulso. Não poderia ser diferente. A história trata de pulsões – um desejo inconsciente e impulsivo, na psicanálise – de morte e de vida de vários personagens conectados entre si. A trama acompanha Cátia, uma mulher bem-sucedida, que, deprimida, passa a flertar com a ideia de suicídio. Paralelo ao dilema da protagonista, somos apresentados a outros tipos que circulam próximo a ela. É um conto que faz pensar e que me deixou muito feliz em ter escrito. Felicidade essa que divido com meu parceiro nesse projeto, Cassiano Pinheiro, em sua primeira HQ“.

Eu espero fazer um trabalho legal e que vocês curtam bastante, como eu estou curtindo, cada linha e traço dessa obra. Em breve mais novidades aqui no Mundo Gonzo.


É isso pessoal, espero que tenham curtido. Ah, não esqueça de deixar seu comentário, sou o eterno carente, vai ser legal a gente papear por aqui. No próximo Mundo Gonzo, tem o resultado do sorteio da One-Punch Man/Vagabond.

A gente se esbarra por este mundo.

The following two tabs change content below.

Cassiano Pinheiro

Criador do Mundo Gonzo, Jornalista, apaixonado pelo mundo das HQ's e outras nerdices. Jogando na mega-sena para ficar rico e custear meus gastos em HQs. Desenhista, beatlemaníaco e louco por uma boa cerveja.