Mundo Gonzo #57: Rafael Albuquerque e Universo HQ Entrevista

Bem-vindo ao meu mundo.

Finalmente chegou a hora! A Jedicon Rio de Janeiro começa neste fim de semana. Cara, esta semana meu computador não ajudou muito, mas sabe quando você nem liga muito para isso? Só pensava que sábado, às 10h, estarei entrando noPlanetário da Gávea para, junto de um monte de fã, curtir a Jedicon. Fico feliz demais pois sei o trabalho que foi fazer esse evento ganhar vida, o pessoal que ajudou na Benfeitoria merece todos os aplausos, eles e o Conselho Jedi Rio de Janeiro. Vai ser demais! Mas “vamo que vamo”, pois tem mais um vídeo hoje.

“Nothing to do to save his life call his wife in
Nothing to say but what a day
how’s your boy been
Nothing to do it’s up to you
I’ve got nothing to say but it’s O. K
Good morning, good morning”


MAIS FIQ COM RAFAEL ALBUQUERQUE

É isso meus amigos, mais um vídeo do Mundo Gonzo. O desenhista Rafael Albuquerque (Vampiro Americano) falou um pouco sobre o seu trabalho, editora e lançamentos. Espero que curtam. Ah, no final tem uma promoção pra quem curte mangá. Então “vamo que vamo”!


 O LIVRO QUE VOCÊ PRECISA LER

Lembro quando comecei a ler HQs importadas, lá no início dos anos 90. Pois é, não existia a facilidade da internet . Para saber sobre HQs e autores, quem ajudava era a Devir Brasil. A editora, naquela época, importava quadrinhos e a Wizard, que chegava aqui no Rio, tinha um esquema parecido com uma assinatura.

A bela capa do livro Universo HQ Entrevista
Universo HQ Entrevista

Os anos passaram, o famoso ano 2000 chegou e com ele o nascimento do Universo HQ. O Universo HQ me salvou varias vezes. Parei de comprar a Wizard e a minha maior referência passou a ser o site. Quinze anos se passaram e o Universo HQ é hoje a maior referência do Brasil quando o assunto é história em quadrinhos. O site conquistou vários prêmios, continua com suas notícias, resenhas, matérias, charges, colunas e principalmente entrevistas. Agora imagina um livro que reúne as 23 melhores e mais representativas entrevistas publicadas desde que o site foi ao ar, em cinco de janeiro de 2000. Pois é, o livro Universo HQ Entrevista (Editora Nemo) é exatamente isso. Sidney Gusman, o Sidão, editor-chefe do Universo HQ, reuniu neste livro as melhores pessoas que falaram com eles nesse anos. O legal é que o livro vem com notas de atualização (são 300 no total). Vale demais e ajuda bastante na leitura.

Neil Gaiman, Joe Kubert, Will Eisner, Mark Waid, Flavio Colin, Mauricio de Souza, entre outros nomes que fizeram e fazem ainda a história do mercado dos quadrinhos. Conhecer um pouco mais da forma como eles trabalham, os bastidores, as histórias, é bom demais. Devorei esse livro em menos de um dia.
Os retratos dos artistas e da equipe do Universo HQ ficaram por conta do caricaturista Eduardo Baptistão. Universo HQ Entrevista é o livro que você precisa ler, 360 páginas, custa R$ 78, mas procure nos sites que você pode achar mais barato.


É isso pessoal, semana que vem tem mais Mundo Gonzo aqui no Abacaxi Voador. E se quiser participar da promoção dos mangá de Pokemon Black & White, é só compartilhar o vídeo marcando o Mundo Gonzo. A gente se esbarra por este mundo.

The following two tabs change content below.

Cassiano Pinheiro

Criador do Mundo Gonzo, Jornalista, apaixonado pelo mundo das HQ's e outras nerdices. Jogando na mega-sena para ficar rico e custear meus gastos em HQs. Desenhista, beatlemaníaco e louco por uma boa cerveja.